Em tempos de polarização política, pode ser inevitável entrar em confronto com alguém cuja ideologia seja oposta à sua. Mas e quando esses confrontos acontecem com pessoas próximas a você? É possível que diferenças políticas afetem sua saúde mental?
+ Estudo mostra como ideologias políticas podem arruinar amizades
+ Como ajudar alguém com problemas de saúde mental
De acordo com o “The Indian Express”, de onde são as informações, estar próxima de pessoas que tenham a mesma ideologia política pode reduzir conflitos e promover o bem-estar individual. No entanto, isso nem sempre é possível.
“Você pode ficar mais feliz se for conservador(a) e se mudar para um lugar conservador estereotipado, ou um(a) liberal [e se mudar] para um lugar liberal, mas talvez essa seja uma das razões pelas quais vemos todo o impasse e polarização ao longo das linhas partidárias”, explica William Chopik, professor-assistente da Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, e principal autor de um dos estudos sobre o tema.
Diferenças políticas podem afetar a saúde mental?
Conduzida por William, em 2016, e publicada no periódico científico “Social Psychological and Personality Science”, a pesquisa observou também a migração de cidadãos entre estados de acordo com suas ideologias políticas.
Para isso, foram analisados dados de cerca de 19 mil pessoas: orientação política, clima ideológico e “medidas de personalidade, como ansiedade e evitação”, conforme descrito pelo portal.
Os resultados mostraram que conviver em sociedade com pessoas de ideais políticos diferentes pode ter um impacto psicológico negativo. Segundo a análise, os participantes que sentiam-se “desajustados” por suas opiniões tinham dificuldade em aceitar diferentes pontos de vista. Consequentemente, eles se afastavam de alguns de seus relacionamentos mais próximos.
“Como viver entre outros politicamente diferentes está associado a um sentimento reduzido de pertencimento, os desajustados ideológicos podem sentir que não podem depender de forma confiável das pessoas ao seu redor”, afirmou o estudo.